Vamos Falar de Plágio!

Posts originais: InfoPod e Dicas Blogger.

Primeiramente, você sabe o que é Plágio?, a menos que você nunca tenha lido um Blog, você deve saber, senão sabe é melhor começar a ler isso URGENTE!.

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma Obra Intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, obra audiovisual e etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o Autor Original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. (By: Wikipédia)

Agora que você sabe o que é Plágio (espero que tenha lido), você deve estar se perguntando: "Será que eu já plagiei?"., para responder essa pegunta, se faça outra pergunta como: Eu já colei?, já fiz um trabalho que simplesmente tirei da Internet, ou de um livro e disse que foi eu quem fez?.

O Plágio pode se apresentar de várias formas, como um texto sem os créditos da fonte original, uma imagem sendo usada sem ter permissão (já fiz isso, e muito [infelizmente]), uma música muito igual a outra (não é NXZe...?), e muitas outras formas.

Copiar e Colar, um post de outro Blog sem a permissão do autor no seu Blog, é algo digno de "exclusão" da Blogosfera. Por isso, SEMPRE DE OS CRÉDITOS. Na Blogosfera o plágiador é visto como um ser "repugnante" (peguei pesado?)

Blogueiros de todas as espécies (espécies?), odeiam ser plagiados, mas adoram ter seus links em outros Blogs, um exemplo de um Blog que sabe tirar proveito dessa "onda" é o Copi e Cola, que é um Blog que eu realmente admiro, pois ele serve como um grande leitor de Feeds, para os meus Blogs de Humor favoritos, deste jeito, ele me entrega apenas os "melhores" artigos cômicos, assim ele tira o trabalho de ter que sair "caçando" motivos para "rir" (se bem que ele só mostra os links de outros Blogs conhecidos).

Depois deste meu Artigo quase que completamente copiado deste outro aqui do Dicas Blogger, eu lhe pergunto, você já plagiou, mesmo que sem querer?, isto é um erro comum, que eu inclusive já cometi, mas espero nunca mas cometer, se sua resposta foi sim, aproveite o momento e se confesse aqui nos comentários...


Gostaria de pedir desculpas antecipadas se alguêm se ofendeu com este Artigo, juro que ele não foi dedicado a ninguêm em especial...

Imagem By: Dicas Blogger.

9 Comentários:

Marcelo Pimenta disse...

Anderson...
Depois que eu vi a pergunta, será que eu já plagiei?
Me lembrei de que uma vez já me perguntaram isso e me indicaram um ótimo site, que é uma mão na roda para muitos blogueiros.

www.copyscape.com

Talvez você já tenha ouvido falar dele (no Blogueiros Unidos tem um post sobre isso), mas achei legal te contar.
Eu mesmo já peguei um outro blog plagiando um post que meu amigo Lee fez sobre como desenhar! Foi emocionante (em vários sentidos).

Até mais o/

Welker Costa disse...

Uhmmm . . .
Não sei bem se eu cometi algum plágio.

Filosofando:
Compartilha então é plágio?!?!

Anderson disse...

@Elle: Conheco sim, mas obrigado pela preocupação...

@ElkerC: Compartilhar ñ, mas dizer que aquilo que vc está "Compartilhando", foi vc quem fez, isso sim é plágio... o que vc acahria se alguêm copiasse um texto seu, ganhasse fama com ele, e ñ lhe desse os créditos?...

P.S: Adoro comentários iguais a esse, obrigado por contribuir para o melhor entendimento de todos....

AndersonZ1.

Anônimo disse...

Plagiar? Já devo ter feito...Sou meio ordinário. Huahuah!
Muitas das imagens que posto no blog recebo de amigos pessoais e de leitores do blog. Outras são de um banco de imagens engraçadas que eu vinha juntando desde muito antes de ter um blog. Em ambos os casos, é quase impossivel verificar o copyright e o copyleft.

Iury BAS disse...

Plagiar realmente e lamentável. Sempre que pego algum vídeo de algum blog, ou artigo , faço questão de colocar o link, em negrito com fonte maior e cor destacada. Ate me sinto bem melhor pode esta mostrando a meus leitores outros blog interessantes! Acho que plagiar esta no meio social, mais na blogosfera isso e um pecado, imperdoável!
Você pelo menos admite que já cometeu esse erro, e não mais o repete, é isso e muito bom!

Anderson Lopes disse...

Saudações xará,

Indiquei o virtual Z1 para o recebimento de mais um selo.
http://senhorlitro.blogspot.com/2009/04/selo-enteado.html

Passe lá para receber, ok?
Abraços

Unknown disse...

eita complicado!
é bem possível que eu possa ter cometido este disparate algum dia!, putz mas se cometi foi sem querer mesmo!

Anderson, tem selo pra ti lá no blog..., eu sei que vc detesta, mas pensa pelo lado positivo, se alguém te passou um selo, é por que de uma certa forma tem admiração pelo seu conteúdo!

bjox t+

Anderson disse...

Aos que me passaram "MEMES", eu os agradeçom estou dando um jeito mde colocar todos em um só...

Anderson disse...

@PessoaOrdinária, vc é um ser ordinário (mas é literalmente?)

Postar um comentário

Antes de comentar, lembre-se que isso não é um Fórum e nem um mensageiro, então:
*Não insulte ninguém.
*Não abuse do Miguxês.
*Não peça Parceria nos comentários (para isso existe o tópico Parceria).
*Se preferir deixar seu Link, comente com o OpenID ou Nome/URL.
*E não faça spams.

P.S: Caso você não possua algum Blog/Site, pode deixar a URL (Endereço), de seu Orkut, Facebook, MySpace entre outros, utilizando o Nome/URL.

(Não se esqueça de que todos os comentários serão Moderados)

Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati