Piratas do Vale do Silício, o lado Nerd contra o lado Cool da força.

Piratas do Vale do Silício ou Piratas da Informática, é um filme onde os principais personagens são os dois "gênios" da informática, Bill Gates e Steve Jobs.

O filme mostra como começou a "Guerra" na computação, uma "guerra" que podemos chamar de Microsoft Vs Apple, nele (o Filme) vemos como as duas empresas evoluíram com muita rapidez em poucos anos. Mostra fatos (não sei se são verdadeiros) que a maioria não sabe sobre a historia dos computadores, fatos que concerteza deveriam estar escritos em livros e representados em pinturas, mas o que mais impressiona são as historias que nós conhecemos, mas não poderíamos imaginar como aconteceu (bom até poderíamos...), fatos como Steve Jobs o fundador da Apple ter “roubado” a idéia da Interface gráfica da Xerox e Bill Gates ter roubado da Apple o que o próprio Jobs roubou anteriormente, pois como os dois “gênios” diziam “um bom artista copia, e um grande artista rouba”, bom parece que no final Bill Gates acabou sendo o “Grande Artista”. O que na verdade é meio contraditório, pois no filme mostra que enquanto Jobs baseia seus projetos numa Interface Gráfica bela e espirituosa, Gates se preocupa mais com algo mais pratico e tinha (e ainda tem) a mente mais voltada para os negócios e o mercado em si. [...]

No filme podemos ver a importância que a Apple tem para a Informatíca, pois é fato, sem a Apple talvez estivéssemos usando sistemas operacionais como o DOS (que Bill Gates declarou ter para a IBM, mas na verdade não tinha), o que na verdade seria algo impressionante para a grande maioria das pessoas, afinal sem a Apple a Microsoft não teria com quem concorrer no mercado da computação, e provavelmente seus produtos seriam destinados a aqueles que tem maior capacidade financeira e a algumas empresas.

Na época em que se passa o filme, mostra uma Apple muito a frente de seus concorrentes, pois a Apple já tinha lançado o Apple II e o LISA (nome inspirado na Filha de Jobs). E estava para lançar o Macintosh, cujo tinha uma bela Interface (nada comparado ao dos computadores de hoje) e o Mouse (os dois roubados da Xerox).
Talvez a grande sacada de Gates tenha sido roubar os projetos da Apple, enquanto trabalhava para a empresa de Jobs, e ter lançado o Windows antecipadamente ao Mac.
Ou seja com esses fatos podemos concluir que nesse “Mar de Tubarões” não existem inocentes, como alguns podem pensar que a Apple era, afinal “um bom artista copia, e um bom artista rouba", e quanto ao Titulo se vocês assistiram ou assistirem o filme vão entender.

Veja o Trailer do filme.




Você já assistiu o filme?, deixe um comentário dizendo o que você achou a respeito, e me diga se a minha opinião mudou ou não seu modo de pensar. (o que?)

5 Comentários:

Anônimo disse...

Contribuição em relação "não ter recebido comentários hoje"
Ainda não assisti o filme, mais vou dar um jeito de arrumar este filme, vai ser interessante descobrir um pouco mais sobre estas gigantes da internet...
Abraços
Douglas Costa

Anderson disse...

@Douglas Costa: Contribuição em relação "não ter recebido comentários hoje" huashauhs, bem lembrado, então obrigado...Eu recomendo pois o filme é muito bom, mas ñ tente assistir via YouTube, pois, logo na última parte eles tiram o audio...

Anônimo disse...

Já assisti o filme. Muito interessante. Apesar que parece que o filme escolheu "um lado". Mas muito bom.

Abraço do Búfalo
http://naoserouser.wordpress.com/

Felipe disse...

Hehe, pode deixar. Assim que responder a enquete indico a você.

Quanto ao filme, muito bom, já assisti e achei dez, inclusive falei dele no meu blog, pra quem trabalha com informática, esse não pode faltar.

Flw.

Anderson disse...

@Anônimo: Acho que o Steve Jobs gostou muito do filme, não?, se bem que ele é acusado e Plágio e de ser um cara autruísta, talvez ñ tenha sido tão tendecioso assim...

@Felipe: Eu já escrevi este Artigo a um certo tempo, mas como o achava bom, decidi posta-lo de novo.... e ele é realmente 10!

Postar um comentário

Antes de comentar, lembre-se que isso não é um Fórum e nem um mensageiro, então:
*Não insulte ninguém.
*Não abuse do Miguxês.
*Não peça Parceria nos comentários (para isso existe o tópico Parceria).
*Se preferir deixar seu Link, comente com o OpenID ou Nome/URL.
*E não faça spams.

P.S: Caso você não possua algum Blog/Site, pode deixar a URL (Endereço), de seu Orkut, Facebook, MySpace entre outros, utilizando o Nome/URL.

(Não se esqueça de que todos os comentários serão Moderados)

Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati