Conficker - A "Pegadinha" de 1° de Abril.


O primeiro dia de Abril, era muito esperado pelas Empresas de Segurança de todo o Mundo. Nesse dia o Mundo inteiro esperava pela futura maior praga dos últimos anos (futura dos últimos?), o tenebroso Conficker.

Se você é um leitor compulsivo de Blogs de Tecnologia entre outros, deve ter ouvido falar dele, mas tudo não passou de uma "pegadinha" de 1° de Abril. Porém se você não conhece ele vou lhe mostrar uma breve citação do Wikipédia sobre o tão temido Worm. [...]

Conficker, também conhecido por Downup, DownadUp e Kido, é uma praga digital do tipo Worm que infesta computadores com o Sistema operacional de Microsoft Windows. O software malicioso é instalado por meio da internet e se propaga também por dispositivos de memória, como pendrives. O virulento "Downadup" já infectou cerca de 15 milhões de computadores em todo o globo, sendo assim o vírus de maior revolta na história da informática.Considerado o pior vírus e worm da época, pela sua velocidade de proliferação, levou a Microsoft a recompensar com U$ 250.000 por informações que levassem à captura dos criadores do Conficker. (15 milhões?, você conhece algum deles?).

Com o Conficker, não há perda de arquivos, documentos ou dados, apenas roubo de senhas e contrassenhas (outra senha gerada como resposta à senha). O vírus tem a capacidade de escravizar as máquinas e torná-las "zumbis virtuais" (que drama), sem que os usuários desses computadores saibam a respeito da invasão. Ou seja, computadores afetados passam a ser controlados por uma rede que usa essas máquinas para sobrecarregar sites (com milhares de acessos simultâneos) a fim de derrubar páginas e interromper servidores.

Para se ter uma idéia do medo que essa "praga" se tornou, tinham vários colunistas de tecnologia nas rádios, que aconselharam seu ouvintes a não ligarem seus computadores na temida "Quarta do Conficker" ( Como se o período em que você ligasse seu computador fosse mudar o estrago de um vírus). Houveram até várias notícias de que muitos PC's foram infectados com o tal vírus, e foram notificadas até na TV, só para se ter uma ideia da proporção de que a notícia ganhou.

Ou seja, na verdade tudo não passou de uma grande enganação do poderoso Google (até que teve graça!), que só ajudou na venda de Anti-Vírus.

E você foi, ou conhece alguém que foi contaminado pela Peste bubônica da Internet?

Fontes: TecnoBlog e Folha Online.

Imagem: Folha Online

3 Comentários:

Anônimo disse...

Não passou nem perto aqui, muita balela foi o que rolou.


abs,
Fabricio

Lucas Vallim disse...

Desconfiei desde o princípio...

Subtil disse...

Desculpe Anderson, vai vou descordar inteiramente, já que é minha areá, não foi pegadinha de 1 abril e muitos menos, criada pelo google. (da onde você tirou isso ? foi ironico ?).

o problema do conficker foi o grande "telefone sem fio", que houve, cada um falando um coisa extremamente diferente, e na verdade a única coisa que aconteceria no abril é que o Conficker estaria com nova versão.

se estamos infectados ou não, a verdade é que o conficker é sutil para o usuário. ainda não sabemos. e é tudo que posso falar

Postar um comentário

Antes de comentar, lembre-se que isso não é um Fórum e nem um mensageiro, então:
*Não insulte ninguém.
*Não abuse do Miguxês.
*Não peça Parceria nos comentários (para isso existe o tópico Parceria).
*Se preferir deixar seu Link, comente com o OpenID ou Nome/URL.
*E não faça spams.

P.S: Caso você não possua algum Blog/Site, pode deixar a URL (Endereço), de seu Orkut, Facebook, MySpace entre outros, utilizando o Nome/URL.

(Não se esqueça de que todos os comentários serão Moderados)

Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati