O Mistério da 4ª Dimensão

Olá pequenos pupilos do Anderson, seguidores do pequeno Alien Z1 – deixando de exageros, leitores deste blog. Meu nome é Iury BAS e a partir de hoje (do dia 12/02 na verdade) sou o mais novo colunista deste pequeno recinto da internet! Vou escrever artigos relacionados a diversos assuntos como teorias conspiratórias e assuntos intrigantes, interessantes e desconhecidos! Espero que gostem da minha maneira de escrever e dos meus assuntos! Agora vamos trabalhar se não o patrão vai meter o cascudo!

Hoje é muito comum ouvir a expressão 3D, inclusive se relacionado à questão dos cinemas e filmes mais recentes, diga-se de passagem Avatar que tem tal recurso como um dos seus maiores triunfos. Mas o 4D ainda é um universo desconhecido pela maioria das pessoas, trazendo uma visão bem diferente de um mundo ou de um plano superior ao nosso. [...]

Mas não irei tratar do assunto em uma relação cinematográfica, mas sim de uma maneira a explicar um universo diferente e invisível ao nosso. Nosso mundo é composto por varias dimensões que variam do 0 até o 3. Vamos ver cada uma delas.

0ª (?) Dimensão:

Trata-se de um ponto. Não tem nenhuma medida espacial, chamado de vetor zero. 

1ª Dimensão:

Seria uma linha reta, podendo ser representada por um vetor direcionado, criando uma ‘’cabeça’’ e uma ‘’cauda’’, sendo a segunda o ponto de partida. Um objeto unidimensional tem comprimento, mas não tem largura.

2ª Dimensão:

Seria o momento onde um conjunto de vetores formariam um quadrado, criando assim uma forma com comprimento e largura. Uma forma demonstrativa seria vetores que topassem cada um com sua ‘’cabeça’’ a cauda do outro chegando até a cauda do vetor primário.


3ª Dimensão:

Essa é a nossa dimensão, até onde podemos ver. Nela, os objetos possuem largura, comprimento e profundidade. Um exemplo seria um cubo.


4ª Dimensão:

Nesta, o objeto teria todas as especificações acima – comprimento, largura e profundidade -, mas com um adicional invisível a nossa dimensão, sendo esta a duração, o tempo, o espaço.


Uma maneira fácil de entender a 4° Dimensão é através da historia criada pelo escritor e erudito Edwin Abbott. Nessa historia foi criando um mundo em segunda dimensão, chamado de planolandia. Nela, todos os seus habitantes seriam formas bidimensionais - quadrados, triângulos, retângulos. Estes possuíam comprimento e largura, porém não tinham altura ou profundidade. Sendo assim, podiam se locomover para frente e para trás, para esquerda e para direita, mas nunca podiam subir ou descer, pois isso não existia no universo deles. Certa vez, uma dessas formas bidimensionais recebe contatos de um objeto tridimensional, na historia de Edwin Abbott, uma maça. O quadrado, personagem da historia que representa um habitante da Planolandia ouve a voz da maça, porem não consegue visualiza-la por ela ser um ser tridimensional, possuir profundidade e esta não ser visível ao universo ao qual o quadrado esta aprisionado. Ele então acha que esta tendo ilusões. A maça, frustada com tal representação, resolve se igualar ao plano visível ao pequeno habitante bidimensional da Planolandia, descendo até o mundo plano e se mostrando apenas em duas dimensões. No mundo do quadrado, aquele objeto surge de repente sem nenhuma explicação, mas ele continua achando que tem alucinações. Até o momento em que a maça o joga para cima, e o mostra o mundo tridimensional, lhe revelando a existência da Altura e da profundidade até então invisível para ele em seu mundo. Ele voa nas alturas até cair novamente no seu mundo e aparecer repentinamente para os outros habitantes da planolandia ainda aprisionados ao seu plano inferior. Todas ficam surpresos, abismados. Poderiam perguntar ao quadrado o que aconteceu porem ele não iria saber explicar.

O mesmo acontece com todos nós que estamos aprisionados a 3ªDimensão onde vivemos. Sofremos a consequência do tempo, por exemplo, sabemos que ele passa, nos modifica e nos influencia, porem não podemos vê-lo, senti-lo ou domina-lo. Estamos aprisionados a enxergar o que esta dentro do nosso mundo e não alem dele. O cubo, sendo um objeto tridimensional possui sombra ao ser projetado sobre uma área bidimensional. O cubo é uma formação de quadrados alinhados em retas com ângulos perfeitos de 90º e medidas iguais, porem, sua sobra em um objeto plano terá uma forma destorcida, com ângulos diferentes e medidas diferentes, e é apenas dessa maneira que podemos ver o mundo 4D, através de formas distorcidas, sombras dos objetos reais em sua 4ª Dimensão. Não é possível visualizarmos a 4ª dimensão, pois estamos presos a nossa 3ª dimensão. O cubo, nossa melhor representação da 3ª dimensão, pode ter sua representação no universo da 4ª dimensão, como expliquei antes, de uma forma distorcida da real, pois essa é a única maneira pela qual podemos visualiza-lo. Ele é chamado de Tesseract ou Hipercubo.

 (Um HiperCubo ou Tesseract projetado em nossa dimensão)

Seria essa uma forma de explicarmos fenômenos desconhecidos, sobrenaturais e alem do nosso mundo real? Seriarmo-nos, influenciados por uma 4ª dimensão que esta alem do nosso alcance de visão? Pessoas místicas, médios e coisas do gênero, teriam assim como o nosso habitante da planolandia, sido arremessados em uma dimensão alem da nossa? Talvez.

Também temos a 5ª dimensão, mas não irei tratar dessa por enquanto. Para entender melhor tudo que foi dito neste post (meu primeiro post aqui no Virtual Z1 \o/) vejam o vídeo abaixo do mestre Carl Sagan, que explica melhor do que ninguém tudo que eu disse aqui!


blog comments powered by Disqus
Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati