Nem toda Suástica é Nazista!

Sem duvida, a suástica deve ser esse um dos símbolos mais conhecidos em todo o mundo, mas poucos tem um conhecimento adequado e vasto sobre tal símbolo tão marcante na nossa historia. A verdade é que, logo que vista, a suástica ou Cruz Gamada é automaticamente associada ao nazismo, preconceito e violência, pregadas por tal modelo por volta da década de 30. No entanto, tal símbolo esta presente na cultura humana muito antes de nascerem tais ideologias e conceitos.

Suástica Hindu
 A Cruz Gamada é um símbolo encontrado em diversas partes do globo em muitas civilizações antigas como Astecas, Gregas e Celtas. Alem dessas, pode ser encontradas na cultura budista, nórdica, Hindu e tantas outras, mostrando-se assim um símbolo representado desde o Período Neolítico em varias regiões e culturas diferentes.

No geral, a suástica tem um simbolismo positivo de paz, prosperidade, vitoria, sorte, gloria, entre tantas outras simbologias. Mas, atualmente, tal simbolismo foi distorcido pelo seu uso como símbolo nazista, presente nas bandeiras e fardamentos do exercito alemão durante a gestão de Adolf Hitler.

A explicação pela qual a suástica foi adotada pelos nazistas é muito simples. O povo alemão é originário dos antigos povos Indo-Arianos. Nesses povos, tal suástica foi encontrada em seus vestígios e por esse motivo, alem de todo seu simbolismo, ela foi adotada como símbolo da gloria e da vitoria da raça ariana sobre as outras raças, levantando consigo o conceito de superioridade da raça alemã diante todas as outras.

Suástica Nazista
 É importante sabermos diferenciar cada um das suásticas para não cometermos o erro da generalização e sermos preconceituosos, sem falar no fato de passar vergonha e afrontar pessoas em outros países ou que possuam outra crença. Não é difícil reconhecer e diferenciar uma suástica nazista de uma suástica normal. Sempre, a suástica nazista terá os seus braços em sentido horário, e algumas vezes em um ângulo de 45º, mas pode haver exceções quanto a tal ponto. Portanto, suásticas em sentido anti-horário não representão o símbolo nazista e podem facilmente serem encontradas em países como a Índia por exemplo.

blog comments powered by Disqus
Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati