Google Wave, o que é?, e como Funciona?

Depois de quase duas semanas testando o famigerado Google Wave, lhe conto como foram minhas experiências, como ele funcionou para mim, suas ferramentas e etc.



Para você que ainda não recebeu seu convite para essa "Onda", ou que já recebeu, mas ainda continua perdido, veja um pouco do que aprendi com as minhas experiências com o tão falado Google Wave [...]


O que é Google Wave?:

[Segundo o próprio Google]

Sobre o Google Wave

Google Wave é uma ferramenta online para a comunicação em tempo real e colaboração. Uma Wave pode ser tanto uma conversa, um documento onde as pessoas podem discutir e trabalhar em conjunto usando textos ricamente formatados, fotos, vídeos, mapas, e muito mais.

O que é uma Wave?

Uma Wave (Onda em Inglês) são conversas e documento. As pessoas podem se comunicar e trabalhar em conjunto com ricamente texto formatado, fotos, vídeos, mapas, e muito mais.

Uma Wave é compartilhada. Qualquer participante pode responder em qualquer parte da mensagem, editar o conteúdo e adicionar os participantes em qualquer ponto do processo. Em seguida, a reprodução deixa qualquer um rebobinar (Dar um Refresh/F5) a vaga para ver quem disse o quê e quando disse.

Um Wave é viver. Com transmissão ao vivo enquanto você digita, os participantes de uma wave podem ter conversas mais rápidas, ver edições e interagir com extensões em tempo real.

Agora, o que é realmente?

Aposto que você tem um e-mail, certo?, se tiver, imagine ele com algumas funções extras, por exemplo, enquanto você pensa em mandar um e-mail para alguém, ou para várias pessoas ao mesmo tempo, você vê o e-mail que outro está mandando, ao vivo, isso mesmo, se a pessoa estiver digitando, e por acaso escrever algo errado e voltar para corrigir, você verá, legal né? (Isso não foi uma ironia total, é realmente interessante)

Além disso, ao clicar em "New Wave" você tem a possibilidade de mandar o que seria o e-mail por mim descrito, porém, com muitas ferramentas disponíveis, tais como, a inserção de Gadgets nas Waves de uma maneira simples, basta acrescentar a URL da mesma, acrescentar títulos, subtítulos entre outros itens de um texto bem elaborado, uma caixa de pesquisa do Google (me parece meio inútil isso...), um tipo de enquete estilo "sim ou não", entre outras ferramentas.

Ou seja, não passa muito além de um "e-mail moderninho" rico em funções e ferramentas, e com maior interação entre seus usuários, tudo ao estilo "Microblog", portanto, tudo pode ser feito "ao vivo".

Para você que ainda não está convicto que é realmente um novo modelo de e-mail, veja este print:


Clique na imagem para ampliar!


Repare como há até, Spans, Lixeira entre outras ferramentas disponíveis nos e-mais convencionais.

Caso queira me adicionar como contato, meu Wave é: and12200@googlewave.com


Veja alguns Vídeos que podem lhe ajudar a entender melhor essa "Nova Onda"!


Google Wave Developer Preview at Google I/O 2009


Google Wave pode ser a mais nova revolução na web.


Para ampliar a discussão:


Gostaria de agradecer aos editores do Undergoogle que me enviaram um convite para o Google Wave a partir deste Artigo.

eBook Web 2.0 - Erros e Acertos [Apoio]

Aprenda qual a melhor maneira de se comunicar na Internet, com o relato prático de quem interage com este meio (obscuro talvez) que ainda é a WEB 2.0 !




Já está disponível para baixar, gratuitamente, o eBook Web 2.0 - Erros e Acertos - Um guia prático para o seu projeto, de Paulo Siqueira. [...]

A divulgação é parte de um processo colaborativo envolvendo mais de 80 blogs e o Twitter. A licença é Creative Commons.

No eBook Web 2.0 – Erros e Acertos – Um Guia prático para o seu projeto, Paulo Siqueira explica, em linguagem clara e didática, como concebeu, desenvolveu e colocou em prática um projeto para a Web, passando pelo planejamento, programação, publicidade online e finalmente a execução.

É um relato prático e real, interessante para estudantes, professores, programadores, analistas, desenvolvedores, gerentes de projeto, executivos de Tecnologia da Informação, blogueiros, jornalistas de tecnologia, enfim, serve para qualquer pessoa que tenha curiosidade, interesse e quer saber mais sobre como fazer ou como funciona um projeto para a Web.

Paulo Siqueira, 53 anos, tem mestrado em Engenharia de Software pelo IPT. É professor universitário. Trabalha para a UNICEF, no Paquistão, como Gerente de TI. Trabalhou para Seven Networks International, UN-ICTY, Banco Mundial, IFES-USAID, UNDP-PAPP, UNV-PNUD e ICS-UNIDO, e Banespa-Santander, em diferentes lugares do mundo.

As ilustrações são de Orlando Pedroso, artista gráfico, colaborador da Folha de São Paulo, revistas da imprensa e livros infanto-juvenis.

O prefácio é de Gilson Schwartz, economista, sociólogo e jornalista, professor de Iconomia no Curso Superior do Audiovisual e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP (www.cidade.usp.br).

Faça agora o download do eBook Web 2.0 – Erros e Acertos – Um Guia prático para o seu projeto.

Mais informações

* Saiba mais sobre o eBook Web 2.0 – Erros e Acertos
* Lançamento colaborativo no Twitter
* Como participar do lançamento colaborativo
* FAQ: Lançamento colaborativo do eBook

Estão participando do lançamento do Web 2.0 - Erros e Acertos - Um guia prático para o seu projeto, os seguintes blogs:
Irradiando Luz, Dossiê Alex Primo, Não Zero, UsuárioCompulsivo, Nerds Somos Nozes, Zerotrack, Blog de Seo e Webstandards, iceBreaker, Luz de Luma, yes party!, Vivo Verde, Cova do Urso, Grãos de Areia pelo Infinito, atblog, DE Consulting, Nota Zer0!, TecnoCT, Leitura na Tela, Antes da HORA, Tecnologias digitais e Educação, Tecnologias, Educação e algo mais…, Virtual Z1, Uhu, galera!…, Blog do Carlos Fran, Blog do Locoselli, Blog de Renato Salles, Lua internauta, Mundo Desbravador, Fonte de Alegria, Lar da Veterinária, Origine Italiana, Arthur Araujo, Luana Giampietro, Blog do Zemarcos, blog EJM, Notícia e blog, Mídia Boom, [In]Commun Séries, Blogando com Vc!, Grupo NGJ, Voxtopia, pribi.com.br, Blog da Mari Rocha, Unidade Avançada, Blog Windows Brasil, Preparando a Redação, Usuário Nokia, Léo.Lopes – Portfólio, Blog do Netmind, Sylvester Stallone Brasil, Códigos Blog, Brasil Critical, Security Total, Ricardo Campos: Reflexione, Actividade, Açaí Grosso, Muleque Doido, Ernandes Rodrigues, cajuinas, Educação a Distância, WebGringos, Fruição e Escrita, Informática Desvendada, Midlife, Popzei!, Berdades da Boca P’ra Fora, My Percepções, Liso-Sapiens, Blogger Pessoal, Neurônio 2.0, Vondeep, The worst kind of thief, Thiago Antonio, Marcus Monteiro, Franquia Empresa, Blog Mídias Sociais, Abre Aspas, Chronus Blog, Sedentarismo Intelectual, PopNutri.

Como Instalar o Disqus?

Veja como instalar o Disqus, o sistema de comentário "quase" perfeito, tanto no Blogger, quanto no WordPress, e com isso atraia mais comentários para seu Blog!


No dia 20 de Setembro, eu publiquei um Artigo mostrando minhas opiniões sobre o Disqus (Sim, eu protelei, e muito!), veja agora como instalá-lo no Blogger (onde eu realizei as experiências), e no WordPress (onde não fiz testes, mas vi que o método é muito parecido!) [...]

Para Instalar no Blogger:

1° Passo: Bom, creio que não preciso lhe dizer que há de se abrir o Painel do Blogger, feito isto, vá em Layout > Editar HTML e clique em Baixar Modelo Completo

2° Passo: Salve a pasta .txt do modelo de seu Template com o nome que deseja (Eu sugiro Zina!), e vá até sua conta no Disqus

3° Passo: Agora, no painel do Disqus, selecione o Blog/Site que deseja efetuar a instalação, e clique em Install Instructions, assim como na imagem abaixo!



4° Passo: Feito isto, você irá para o link de instalação de seu Blog/Site, lá haverá uma "caixa" para você fazer o upload do Template (1° Passo), veja na imagem abaixo!.



5° Passo: Escolha se deseja que o sistema de comentários esteja incluso apenas nos futuros "Posts" do seu Blog/Site (Use Disqus Comments on future blog entries only), ou que ele esteja presente em todos os "Posts" já feitos em seu Blog, e os futuros também! (Use Disqus Comments on all blog entries. Any existing comments can be imported in.) (ATENÇÃO, está opção exclui os comentários já presentes em seu Blog!)

E Pronto, agora basta copiar e colar o modelo que lhe será apresentado pelo Disqus, ou então o próprio Disqus pedirá permissão ao Blogger para instalá-lo automaticamente, basta a você conceder a implementação!

Vale lembrar, agora as edições podem ser feitas facilmente pelo Painel de Edição do Disqus, e não como antigamente, que você tinha que desinstalar para fazer as mudanças desejadas!

Para Instalar no WordPress:

Mentira, eu não irei lhe explicar como instalar no WordPress, pois não realizei os devidos testes, e não me considero apto para isso!.

Veja em vídeo como instalá-lo:






Nota: O Disqus já permite a importação de comentários, tanto no Blogger, quanto no WordPress, assim que conseguir realizar a importação, farei um Artigo explicando.

Um Artigo similar a este, e que eu recomendo, é no Blog André Felipe.net!

Por que o Logo do Google foi substituído por um Código de Barras?

Em comemoração ao Dia em que o Código de Barras foi inventado, o Google trocou seu logo por um "Código de Barras" como faz normalmente para homenagear algumas empresas ou fatos!


Hoje, é comemorado o 57° aniversário da Patente dos norte-americanos Norman Woodland e Bernard Silver que criaram o famoso Código de Barras, e para homenagear este fato, o Google trocou seu Logo, por um exemplar de Código de Barras.


Clique na Imagem para ver no Tamanho Original!



Como de costume, o Google fez uma homenagem a outra empresa ou fato ocorrido, assim como fez semana passada, ao homenagear o Rio, que venceu a disputa pelas Olimpiadas de 2016.

Para quem não sabe, essas trocas de Logo são denominadas "Doodles",e logo criarei um Artigo mais detalhista sobre o Assunto!

[Via: Veja.com, pergunta feita nos comentários deste Artigo pelo Peck]

Layout Por: Dicas Blogger | Banners Por: Área Peck | Editado Por: Anderson M. França | Administrado Por: Anderson M. França e Tiago França | BlogBlogs | Technorati